MODIFICADORES
O que são?
Os modificadores de acesso
são modificadores implantados na declaração de classes, atributos e métodos
para alterar a visibilidade de acordo com a necessidade de uso dentro do
código. Divididos em 4 modificadores, são uma parte simples porém essencial na
construção de um programa eficiente.
Usados para garantir a
segurança do programa de alterações, limitando o acesso e visualização através
de métodos sem expor detalhes internos desnecessários para o usuário final. Uma
vez aplicados da forma ideal, os modificadores de acesso ajudam no
encapsulamento do código auxiliando na segurança do programa. Existem 4 níveis de modificadores de acesso dentro do Java, sendo eles:
DEFAULT
É o modificador padrão usado em um código. Significa que a classe e afins somente serão acessadas e visualizadas através de outras classes dentro do mesmo pacote.
Modificador que declara o atributo, classe ou modificador como público, podendo ser visualizado e acessado por qualquer entidade de qualquer lugar que consiga visualizar a classe pertencente ao modificador. Dentro da modelagem UML é representado pelo símbolo +.
O modificador “protected” deixa seu alvo um pouco mais protegido, tornando-o acessível a edição ou
visualização somente por classes do mesmo pacote ou que tenham sofrido processo
de herança, dentro da modelagem UML é representado pelo símbolo #.
O modificador que torna
métodos e atributos privados a classes externas, sejam elas do mesmo pacote da
classe ou não. Sem poder ser acessados até mesmo por classes herdadas, os
métodos e atributos precisam de métodos e instanciamentos que os permitam serem
visualizados e editados em casos externos, dentro da modelagem UML é
representado pelo símbolo -.
Como o exemplo acima mostra,
durante a criação do atributo, houve a adição do modificador de acesso “Private”, para garantir a segurança
ideal aos atributos, enquanto nos métodos o modificador usado foi o “Public”, mas o quê isso significa?
Basicamente, significa que
os dados do atributo estão encapsulados, e que a forma de modifica-los ou
acessa-los é através dos Getters e Setters, respectivamente, garantindo a
segurança dos dados sem torna-los inacessíveis.
EXERCÍCIOS
1
– Dentro
de uma classe “Produto”, um atributo
“descricao” é declarado. Que modificador deve ser atribuído ao atributo de
forma que ele somente possa ser acessado externamente através de métodos
específicos?
Resposta:
O modificador usado deverá ser o “Private”.
Para resolver:
1
– Quais
são os quatro principais modificadores de acesso e qual símbolo é usado para
representa-los? Como funcionam as restrições impostas por cada modificador de
acesso? Exemplifique.
2
– Crie
uma classe “Funcionario”, em seguida crie os atributos “nome”, “função” e
“matricula” adicionando o modificador de acesso “private” em cada um deles.
Agora, crie uma classe específica de teste, crie o main e em seguida tente
modificar ou ler um de seus atributos privados. O quê acontece? Explique o
ocorrido e, caso encontre um erro, modifique-o.
3 – Usando seus conhecimentos, observe a modelagem abaixo e corrija os erros, explicando o motivo da correção em cada caso.
3 – Usando seus conhecimentos, observe a modelagem abaixo e corrija os erros, explicando o motivo da correção em cada caso.
Gostei bastante... :)
ResponderExcluirMuito bom... está faltando o vídeo!!!
ResponderExcluirabçs