sábado, 10 de maio de 2014

MODIFICADORES

MODIFICADORES

O que são?
      Os modificadores de acesso são modificadores implantados na declaração de classes, atributos e métodos para alterar a visibilidade de acordo com a necessidade de uso dentro do código. Divididos em 4 modificadores, são uma parte simples porém essencial na construção de um programa eficiente.
     Usados para garantir a segurança do programa de alterações, limitando o acesso e visualização através de métodos sem expor detalhes internos desnecessários para o usuário final. Uma vez aplicados da forma ideal, os modificadores de acesso ajudam no encapsulamento do código auxiliando na segurança do programa. Existem 4 níveis de modificadores de acesso dentro do Java, sendo eles:



DEFAULT

      É o modificador padrão usado em um código. Significa que a classe e afins somente serão acessadas e visualizadas através de outras classes dentro do mesmo pacote.


PUBLIC


      Modificador que declara o atributo, classe ou modificador como público, podendo ser visualizado e acessado por qualquer entidade de qualquer lugar que consiga visualizar a classe pertencente ao modificador. Dentro da modelagem UML é representado pelo símbolo +.


PROTECTED
      O modificador “protected” deixa seu alvo um pouco mais protegido, tornando-o acessível a edição ou visualização somente por classes do mesmo pacote ou que tenham sofrido processo de herança, dentro da modelagem UML é representado pelo símbolo #.



PRIVATE
      O modificador que torna métodos e atributos privados a classes externas, sejam elas do mesmo pacote da classe ou não. Sem poder ser acessados até mesmo por classes herdadas, os métodos e atributos precisam de métodos e instanciamentos que os permitam serem visualizados e editados em casos externos, dentro da modelagem UML é representado pelo símbolo -.


Exemplo:


      Como o exemplo acima mostra, durante a criação do atributo, houve a adição do modificador de acesso “Private”, para garantir a segurança ideal aos atributos, enquanto nos métodos o modificador usado foi o “Public”, mas o quê isso significa?
      Basicamente, significa que os dados do atributo estão encapsulados, e que a forma de modifica-los ou acessa-los é através dos Getters e Setters, respectivamente, garantindo a segurança dos dados sem torna-los inacessíveis.



EXERCÍCIOS

Resolvidos:

1 – Dentro de uma classe “Produto”, um atributo “descricao” é declarado. Que modificador deve ser atribuído ao atributo de forma que ele somente possa ser acessado externamente através de métodos específicos?
Resposta: O modificador usado deverá ser o “Private”.


Para resolver:
1 – Quais são os quatro principais modificadores de acesso e qual símbolo é usado para representa-los? Como funcionam as restrições impostas por cada modificador de acesso? Exemplifique.

2 – Crie uma classe “Funcionario”, em seguida crie os atributos “nome”, “função” e “matricula” adicionando o modificador de acesso “private” em cada um deles. Agora, crie uma classe específica de teste, crie o main e em seguida tente modificar ou ler um de seus atributos privados. O quê acontece? Explique o ocorrido e, caso encontre um erro, modifique-o.

3 – Usando seus conhecimentos, observe a modelagem abaixo e corrija os erros, explicando o motivo da correção em cada caso.

REFERÊNCIAS:


Disponível em: <http://www.devmedia.com.br/modificadores-de-acesso-do-java/25404> Acesso em 23/04/2014.

Disponível em: <http://javafree.uol.com.br/artigo/6941/Cap-2-Modificadores.html> Acesso em 23/04/2014.

Disponível em: <http://www.tiexpert.net/programacao/java/public-private-protected.php> Acesso em 23/04/2014.


Alunos:
Camila Santana;
Gabriel Moreira;
Giovanni Lima:
Gustavo Pires;





2 comentários: