Constantes,
Variáveis e Tipos de Dados
Variáveis
e constantes são os elementos básicos que um programa manipula. Uma variável é
um espaço reservado na memória do computador para armazenar um tipo de dado, é
a representação dos elementos de um certo conjunto, cujo conteúdo pode ser
alterado ao longo do tempo durante a execução de um programa. Embora uma
variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a
cada vez. Variáveis devem receber nomes para poderem ser manipuladas e seu
valor pode ser alterado a qualquer ponto no programa. E existem alguns tipos
que podem ser por exemplo: inteiros, reais, caracteres, etc.
- Regras para os nomes das variáveis
- Começar por uma letra (a - z, A - Z) ou (_).
- O resto do identificador deve conter apenas letras, (_) e números (0 - 9).
- Respeitar maiúsculas e minúsculas.
- Não pode usar palavras reservadas.
- Recomendações para os nomes das variáveis
- Utilizar nomes que identifiquem o propósito da variável
- Não utilizar variáveis com o nome todo em letras maiúsculas, uma vez que esse é uma prática usada para constantes.Variáveis simples devem ser escritas todas com letras minúsculas.
- Variáveis compostas devem iniciar com maiúscula a partir da segunda palavra.
- Declaração de Variáveis
- Para usar uma variável em um programa, é necessário fazer sua declaração antes.
- Informa ao processador quais são os nomes utilizados para armazenar dados variáveis e quais são os tipos usados.
- Deste modo o processador pode alocar (reservar) o espaço necessário na memória para a manipulação destas variáveis.
- É possível declarar mais de uma variável ao mesmo tempo, basta separá-las por vírgulas. Sintaxe para declaração de variáveis é: [modificador] tipo nome_var1[, nome_var2, . . .];
- Exemplos de declarações de variáveis
- int numInteiro;
- int i, j, k;
- char letra;
- float nota1, nota2, media;
- double numReal;
- unsigned int numInteiroSemSinal
- Escopo
- Onde uma variável é definida.
- Determina a região em que ela poderá ser usada.
- Tipos
· Local
· Parâmetro
Formal
· Global
Variáveis
•
Escopo
Local
-Só podem ser
utilizadas dentro do bloco que foram definidas.
-Criada no início do
bloco e “destruída” no final.
-A memória só será
alocada quando necessária.
-Evita problemas em
outras partes do código.
Exemplo:
void atribui1()
{
int x;
x = 20;
}
void atribui2()
{
int y;
y = -50;
}
•
Escopo de
Parâmetro Formal
-Definidas depois do
nome da função e entre parênteses.
-São os valores que
serão passados para uma função.
Exemplo:
void calculaSoma(float nota1, nota2)
{
soma = nota1 + nota2;
}
•
Escopo
Global
-São definidas nas
declarações globais;
-Reconhecidas no código
inteiro;
-Podem ser usadas em
qualquer lugar do código, pois guardam os seus valores durante toda a execução
do programa;
-Alocadas quando o
programa inicia e “destruídas” quando o programa termina.
Ao
contrário de outras linguagens, Java não possui variáveis globais, variáveis
que podem ser usadas em todas as partes de um programa. As variáveis de
instância e classe comunicam informações de um objeto para outro, e por isso
substituem a necessidade das variáveis globais.
Constantes
Constantes
Se o valor armazenado nunca tiver que mudar durante a execução de um programa, você poderá usar um tipo especial de variável, chamado constante.
Uma constante, que também pode ser chamada de variável
constante, é uma variável com um valor que nunca muda.
Conforme
o seu tipo, a constante é classificada como sendo numérica, lógica e literal.
Exemplo de constantes:
• Constante Inteira:
-Número de valor
inteiro
-Sequência de dígitos
decimais
Exemplos:
- const int num1 = 0;
- const int num2 = -45;
- const int num3 = 1010;
• Constante Ponto
Flutuante:
- Número de valor real
- Parte inteira separada da fracionária por ponto (.)
Exemplos:
- const float num1 = 0.123;
- const float num2 = .76;
- const float num3 = 1.2e3;
- const float num4 = 10.6E2;
- const float num5 = -1e-1;
- const float num6 = 345.;
- const float num7 = 67;
• Constante Caractere:
- Caractere delimitado por aspas simples (‘’)
- Número da tabela ASCII
- Caractere especial precedido da barra invertida
Exemplos:
- const char caractere1 = ‘A’;
- const char caractere2 = ‘1’;
- const char caractere3 = 65;
- const char caractere4 = ‘\n’;
- const char caractere5 = ‘\’’;
- const char caractere6 = ‘\\’;
• Constante Cadeia de
Caracteres:
- Sequência de caracteres delimitados por aspas duplas (“”)
- Caractere especial precedido da barra invertida
Exemplos:
- const char *cadeia1 = “A”;
- const char *cadeia2 = “1”;
- const char *cadeia3 = “Linha 01”;
- const char *cadeia4 = “Linha 01/nLinha 02”;
Atribuição e declaração
Atribuir
um valor qualquer para uma constante ou uma variável requer o uso do sinal de
“ß” ou “=”. Isso quer dizer que o valor na frente do sinal será armazenado no
elemento anterior ao sinal de atribuição. Veja: nome ß “Joãozinho” idade ß 10
pi ß 3.14. Independentemente do tipo de dado adotado – caracteres variados
(“Joãozinho”), números inteiros (10) ou flutuantes (3.14) –, o processo de
atribuição é o mesmo. Mas a declaração requer cuidado. Por isso, procure
escolher o nome da variável de acordo com o tipo de dado que será recepcionado,
inicie sempre com letras.
Operadores
Os
operadores são utilizados pelos pseudocódigos. O mesmo acontece com as linguagens
de programação, cuja função é realizar as diferentes operações de aritmética e
de lógica em um ambiente computacional. Os operadores são meios pelo qual
incrementamos, decrementamos, comparamos e avaliamos dados dentro do
computador. Cada operador utiliza dois comandos, um em cada lado do operador. O
operador de subtração também pode ser usado para negar um único operando, o que
é equivalente a multiplicar o operando por -1. Observe que muitas operações
aritméticas envolvendo inteiros produzem um int, independente do tipo
original dos operadores. Se você estiver trabalhando com outros números, como
números de ponto flutuantes ou inteiros long, deverá certificar-se de
que os operadores possuem o mesmo tipo ao qual está tentando chegar.
■ Operadores
• Responsáveis pelas operações elementares de uma linguagem.
• Aplicados a um ou mais
valores.
• Podem ser de:
- Atribuição
- Aritméticos
- Atribuição aritmética
- Incrementais
- Relacionais
■ Operadores –
Atribuição
• Usado para transferir o resultado de uma expressão para uma variável.
• Sintaxe
identificador =
expressao;
• Atribuições Múltiplas
var_1 [= var_2] [=
var_3 . . .] = expressao;
• Conversão de Tipo
Automática: int num1 =
5.7;
Explícita: float num2
= (int) (3.6 + 2.1);
Operadores
Aritméticos
Os
operadores aritméticos são os utilizados para obter resultados numéricos.
Além
da adição, subtração, multiplicação e divisão, podem utilizar também o operador
para exponenciação.
■ Operadores
• Responsáveis pelas
operações elementares de uma linguagem.
• Aplicados a um ou mais
valores.
• Sintaxe
- operando operador operando (5 + 2)
- Operadores:
- + : adição
- - : subtração
- * : multiplicação
- / : divisão
- % : módulo (resto da divisão inteira)
• Divisão
-É omitido a parte decimal do resultado quando aplicado a números inteiros:
5
/ 2 == 2 . Caso se deseje o valor fracionário deve-se transformar pelo menos um
número em ponto flutuante: 5 / 2.0 == 2.5 ou 5.0 / 2 == 2.5
Caso as variáveis sejam inteiras, usa-se o casting.
Exemplo:
- float x;
- int y = 5, z = 2;
- x = y / (float) z;
■Operadores
– Aritméticos
• Resto
-Não pode ser usado ser
float
• Precedência
-Multiplicação (*),
divisão (/) e módulo (%) têm precedência sobre os operadores de adição. Entre
operadores de mesma precedência as operações são efetuadas da esquerda para a
direita.
■ Operadores –
Incrementais
• No exemplo 1, y = ++x, significa que primeiro x terá seu valor incrementado depois y receberá o valor de x. Portanto, ao fim do programa, x será 11 e y será 11.
• No exemplo 1, y = ++x, significa que primeiro x terá seu valor incrementado depois y receberá o valor de x. Portanto, ao fim do programa, x será 11 e y será 11.
• No exemplo 2, y = x++,
significa que primeiro y receberá o valor de x, depois x terá seu valor
incrementado. Portanto, ao fim do programa, y será 10 e x será 11.
Exemplo1:
int x, y;
x = 10;
y = ++x;
Exemplo2:
int
x, y;
x
= 10;
y
= x++;
Operadores – Relacionais
• Verificam a relação de
magnitude e igualdade entre dois valores.
• Operadores
- > : maior que
- < : menor que
- >= : maior ou igual a
- <= : menor ou igual a
- == : igual a
- != : diferente de
■Operadores
– Relacionais
• Sintaxe
- expressao_1 operador
expressao_2
• O resultado de uma expressão lógica é um valor numérico:
- expressão verdadeira
recebe o valor 1 expressão falsa recebe o valor 0.
• Precedência
Os
operadores relacionais de igualdade tem precedência menor que os de magnitude
que tem precedência menor que os operadores aritméticos.
- Operadores relacionais
de mesma precedência são avaliados da esquerda para a direita.
■Operadores
– Lógicos
• Definem as maneiras
como as relações podem ser conectadas.
• Operadores
&& (AND) : expressao_1
&& expressao_2
|| (OR) : expressao_1 ||
expressao_2
! (NOT) : ! expressao_1
• O resultado de uma
expressão lógica é um valor numérico:
-expressão verdadeira
recebe o valor 1
-expressão falsa recebe
o valor 0.
• Precedência
-O operador &&
tem precedência sobre o operador
||.
Estes dois têm precedência menor que os operadores relacionais.
-O operador ! tem a
mesma precedência que os operadores incrementais.
■Operadores
– Precedências
Categoria Operadores
Parênteses....................
( )
Função...........................
nome( )
Incremental,
Lógico...... ++ , -- , !
Aritmético.....................
* , / , %
Aritmético.....................
+ , -
Relacional.....................
< , > , <= , >=
Relacional.....................
== , !=
Lógico...........................
&&
Lógico...........................
||
Atribuição.....................
= , += , -= , *= , /= , % =
■Operadores
– Funções aritméticas
• Usados para alterar uma variável realizando operação aritmética com ela.
• Operadores
- var += exp; (var = var + exp;)
- var -= exp; (var = var - exp;)
- var *= exp; (var = var * exp;)
- var /= exp; (var = var / exp;)
- var %= exp; (var = var % exp;)
■Operadores
– Incrementais
• Se o operador for colocado á esquerda da variável, o valor da variável será incrementado (ou decrementado) antes que a variável seja usada em alguma outra operação.
• Caso o operador seja colocado à direita da variável, o valor da variável será incrementado (ou decrementado) depois que a variável for usada em alguma outra operação.
• Instruções chamadas de incremento e decremento.
• Operadores
- ++var (var = var + 1;)
- var++ (var = var + 1;)
- - -var (var = var - 1;)
- var-- (var = var - 1;)
Fontes
autorais
Laboratório
de Programação I Prof. Frederico Viana
Livro
Aprenda Java em 21 dias – JAVA
Abaixo segue um link de um material sobre o tema apresentado da faculdade de UESB.
Conseguimos também um vídeo que aborda o tema.
Abaixo seguem algumas partes dos textos do livro que utilizamos para pesquisa.
Livro Aprenda Java em 21 dias – JAVA 2 Professional Reference, da Editora Campus, escritores Rogers Cadenhead e Laura Lemay
Segue um exemplo abaixo com a solução detalhada.
Livro Aprenda Java em 21 dias – JAVA 2 Professional Reference, da Editora Campus, escritores Rogers Cadenhead e Laura Lemay
1. Variáveis pg.22 ß Uma variável é um lugar onde as
informações podem ser armazenadas enquanto um programa está sendo executado. O
valor pode ser alterado a qualquer ponto no programa – daí o nome. Ao contrário
de outras linguagens, Java não possui variáveis globais, variáveis que podem
ser usadas em todas as partes de um programa. As variáveis de instância e
classe comunicam informações de um objeto para outro, e por isso substituem a
necessidade das variáveis globais.
2. Constantes pg.25 ß Variáveis são úteis quando você
precisa armazenar informações que podem ser alteradas enquanto um programa é
executado.
Se o valor armazenado nunca tiver que mudar durante a execução de um
programa, você poderá usar um tipo especial de variável, chamado constante.
Uma constante, que
também pode ser chamada de variável constante, é uma variável com um valor que
nunca muda. Isso pode parecer um paradoxo, dado o significado da palavra
variável.
Operadores e funções
aritméticas pg.30 ß Cada operador utiliza dois comandos, um em cada
lado do operador. O Operador de subtração também pode ser usado para negar um
único operando, o que é equivalente a multiplicar o operando por -1. Observe
que muitas operações aritméticas envolvendo inteiros produzem um int, independente do tipo original dos
operadores. Se você estiver trabalhando com outros números, como números de
ponto flutuantes ou inteiros long, deverá
certificar-se de que os operadores possuem o mesmo tipo ao qual está tentando chegar.Segue um exemplo abaixo com a solução detalhada.
Implementar programa
que realize uma das 4 operações (+), (-), (/) e (*) entre duas variáveis,
através da escolha do usuário.
1. import javax.swing.JOptionPane;
2.
3. public class Operacoes{
4.
5. public static void main( String args[] )
6. {
7. //APRESENTAÇÃO DAS VARIAVEIS
8.
9. String a, b, escolha;
10. int es;
11. float c, d, e;
12.
13.
14. //DEFINIÇÃO DAS VARIAVEIS
15.
16. escolha = JOptionPane.showInputDialog ("Digite 0 para soma, \n Digite 1 para subtraçao, \n Digite 2 para divisao, \n Digite 3 para multiplicacao");
17. es = Integer.parseInt(escolha);
18. a = JOptionPane.showInputDialog ("Digite o primeiro numero");
19. c = Float.parseFloat(a);
20. b = JOptionPane.showInputDialog ("Digite o segundo numero");
21. d = Float.parseFloat(b);
22.
23.
24.
25. //SWITCH CASE
26.
27. switch (es)
28. {
29. case 0:
30. e = c + d;
31. JOptionPane.showMessageDialog(null, "Resultado da soma: " + e, "Feito", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE );break;
32.
33. case 1:
34. e = c - d;
35. JOptionPane.showMessageDialog(null, "Resultado da subtracao: " + e, "Feito", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE );break;
36.
37. case 2:
38. e = c / d;
39. JOptionPane.showMessageDialog(null, "Resultado da divisao: " + e, "Feito", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE );break;
40.
41. case 3:
42. e = c * d;
43. JOptionPane.showMessageDialog(null, "Resultado da multiplicacao: " + e, "Feito", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE );break;
44.
45. }
46. System.exit(0);
47. }
}
Aqui temos um exercício proposto para proporcionar um treino para todos, e assim testar os conhecimentos se realmente foi compreendido o conteúdo.
O primeiro exercício foi testado na aula de algoritmo mas aqui será em java aplicando os conceitos. E o segundo será teórico com base também no tema.
Qualquer dúvida fiquem à vontade para acrescentar nos comentários que responderemos o mais rápido possível.
Autores
O primeiro exercício foi testado na aula de algoritmo mas aqui será em java aplicando os conceitos. E o segundo será teórico com base também no tema.
- 1. Criar um programa para cálculo do salário líquido em que três valores devem ser informados pelo usuário em janelas de entrada: a quantidade de horas trabalhadas, o salário hora e o número de dependentes. O programa deve mostrar em janela de saída as informações contidas no lado esquerdo da tabela seguinte:
Salário bruto Horas trabalhadas * salário hora +
(50 * número de dependentes)
Desconto INSS Se salário bruto <= 1000 INSS=salário bruto * 8.5/100
Se salário bruto > 1000 INSS=salário bruto * 9/100
Desconto IR Se salário bruto <= 500 IR=0
Se salário bruto > 500 e <= 1000 IR=salário bruto*5/100
Se salário bruto > 1000 IR=salário bruto*7/100
Salário líquido Salário bruto - INSS - IR
Desconto INSS Se salário bruto <= 1000 INSS=salário bruto * 8.5/100
Se salário bruto > 1000 INSS=salário bruto * 9/100
Desconto IR Se salário bruto <= 500 IR=0
Se salário bruto > 500 e <= 1000 IR=salário bruto*5/100
Se salário bruto > 1000 IR=salário bruto*7/100
Salário líquido Salário bruto - INSS - IR
- 2. Cite quais os tipos de variáveis.
Autores
Fátima Carvalho Borges
Marcelo Augusto da Cruz
Ok, um pouco longo... mas muito bom!!!! Gostei muito da sequência e da distribuição do assunto. Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigada professor. =)
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