quinta-feira, 1 de maio de 2014

MÉTODOS



Construtores
Para se  utilizar uma Classe é necessário que ela tenha pelo menos um método construtor. Assim, todo objeto é instanciado quando chamamos uma Classe, e isso se
deve ao construtor. Por não ser um método, o construtor só será definido como private¹ ou public².
É importante criarmos também um Construtor vazio, caso contrário será obrigatório o preenchimento de todos os campos daquela classe.


private¹ - Segundo Oracle, o modificador private deixará acessívelo atributo apenas para a classe em que este atributo se encontra.

public² - De acordo com a Oracle, o modificador public deixará acessível a classe ou membro para todas as outras classes, subclasses e pacotes do projeto Java.


Main
O método MAIN é o método de inicio. O método main é o responsável pela execução dos programas Java. Quando uma classe não possui o método main, significa que ela é uma classe modelo, ou de base. O método main é uma exceção à POO, uma vez que ele é orientado a classe em que está abrigado, e não ao objeto.

Static

Dentro de um método static, somente podemos acessar outros métodos que também sejam static, caso seja necessário utilizar de uma classe que não seja static, é necessário que se faça uma instância da mesma antes. Porém o contrário é totalmente diferente. Qualquer membro não static consegue acessar outro que seja static. O motivo de ser necessário criar uma instância dentro de um membro static, é porque dentro dele não existe o ponteiro this. O ponteiro this serve para referenciar propriedades da classe na qual estamos trabalhando.
Ao contrário do que parece, static não significa que a variável ou método será estática, e sim que haverá somente uma referência para a variável ou método na memória.


Setters

O método SET é um método de acesso aos atributos de uma classe. Ele serve para realizar a alteração dos valores daquele atributo. Como o valor de um atributo será modificado, ele não necessitará retornar um valor, portanto ele será void¹ (vazio).

void³ - De acordo com a Oracle, void é uma palavra chave usado em declarações de métodos para especificar que aquele método não retornará nenhum valor.


Getters

O método GET é um método de acesso ao atributos de uma classe. Ele serve para verificar os valores de um atributo. Obrigatoriamente terá de ser especificado qual o tipo de dado² ele irá retornar (String, int, float, double), porém o mesmo não terá nenhum argumento.

tipos de dados - são byte, short, int, long, float, double, boolean e char.
Exemplo: Crie uma classe com os atributos feriado e trabalho. Crie um construtor para a classe e seus gets e sets.

Resolução





Figura 1: Exemplo no eclipse de uma classe com método get e um método set e seus construtores


Worker
O método WORKER é um método de trabalho. Ele será o responsável por executar as tarefas dentro de uma classe. Ele pode ser utilizado para realizar cálculos, validações e exibições de dados em tela.
Por exemplo, você quer 11a média de uma nota escolar, média de idades , etc.
Você acaba criando uma “variável” com um nome qualquer, e essa variável é quem irá realizar o cálculo(worker).


Exemplo: Crie um método worker que informe ao usuário o que ocorre quando há feriado para os alunos.

RESOLUÇÃO

Figura 2: Exemplo no eclipse de um método worker.



Vídeos




Caso não consiga visualizar ->
http://youtu.be/CDiudA8s5ps



Exercícios

1. Qual a função do Construtor?
2. Porque é importante criar um construtor vazio? Quais situações poderiam evidenciar a falta do mesmo?
3. Explique os métodos (Get’s e Set’s).
4. Em qual classe deverá ser colocado o método main?
5. Qual a função do método Worker
6. Escreva qual método serve para nos retornar uma informação e qual método serve para atribuir algo e não nos dar retorno.

Exercício Prático

1. Um trabalhador recebe seu salário todo fim de mês. Do seu salário, é descontado:
  • 6% referente a vale transporte
  • 8% INSS
  • R$ 20,91 de convênio médico.
Dado os atributos do trabalhador (nome, rg, cpf, data de nascimento, salário bruto e função), elabore uma classe em que realize os getters e setters do mesmo. Crie um método Worker que realize o cálculo de seu salário bruto. Crie uma classe teste para verificar se a classe está correta.

2. Corrija o código abaixo, implementando tudo aquilo que for necessário para que a classe funcione caso seja necessário realizar um teste sem erros.
Considere que caso seja criado uma classe de testes, os valores serão:

OBS: Para que o exercício se torne mais prático, não utilize a criação automática do Eclipse

a)Agência 4065
Conta: 14578
Saldo: 0
Tipo: Poupança

b)Agência 4054
Conta:
Saldo: 1245
Tipo: Corrente






Bibliografia


 






Colaboradores

Adolfo Moreira RM: 71637
Danilo Morais RM: 72224
Gabriel Amando RM: 71576
Thiago Alves RM: 71173

Um comentário:

  1. Galera, coloquem um exercício mais lúdico... que exemplifique melhor o que explicaram.

    ResponderExcluir